São Paulo: R$ 8.6 bilhões em imóveis estão ligados a empresas offshore

Pesquisa da Transparência Internacional alerta sobre riscos de lavagem de dinheiro na capital paulista

Uma pesquisa conduzida pela Transparência Internacional descobriu que, em São Paulo, 3.452 imóveis cujo valor somado atinge pelo menos R$ 8.6 bilhões estão vinculados a empresas offshore ou empresas registradas em jurisdições pouco transparentes. Tais dados apontam para o alto de risco de que imóveis estejam sendo usados para lavar dinheiro na maior cidade do Brasil.

Perto do primeiro aniversário do escândalo conhecido como Panama Papers, que mostrou a extensão do uso de empresas secretas pela corrupção, este estudo inédito, intitulado "São Paulo: a Corrupção Mora ao Lado?", mostra que milhares de imóveis de alto padrão estão em nome de 236 empresas ligadas a arranjos corporativos baseados em jurisdições pouco transparentes, como Ilhas Virgens Britânicas, o estado americano de Delaware e Uruguai.

Para chegar a essa conclusão, o estudo cruzou dados de composição societária obtidos na Junta Comercial de São Paulo com dados sobre propriedade imobiliária tornados públicos pela Prefeitura de São Paulo após uma parceria com a Transparência Internacional.

O alerta mais relevante trazido pelo estudo é o de que é impossível saber quem é a pessoa física por trás dessas empresas que detêm imóveis via offshores.

“Os legisladores brasileiros precisam prestar atenção a este estudo revelador. Ele deve servir como alerta às autoridades para que estejam atentas aos riscos de lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e evasão fiscal. É alarmante que não consigamos saber quem são os verdadeiros donos de R$ 8.6 bilhões de ativos imobiliários em São Paulo. É por essa razão que a Transparência Internacional recomenda um registro público de propriedades de maneira que os corruptos não possam esconder dinheiro ilícito tão facilmente” disse José Ugaz, presidente da Transparência Internacional.

Principais resultados:

“Revelar os verdadeiros donos desses imóveis é quase impossível embora muitas bases de dados estejam públicas. Precisamos de um sistema que seja fácil de usar e que seja transparente. Gastamos centenas de horas analisando dados à mão. Na época em que vivemos, tais análises deveriam ser muito mais fáceis, já que a tecnologia já existe, mas o que falta é vontade política”, disse Fabiano Angélico, autor do estudo.

No corredor das Avenidas Chucri Zaidan e Luis Carlos Berrini estão 820 imóveis cujos proprietários são empresas ligadas a offhores - juntas, essas empresas valem R$ 1,1 bilhão. Na Avenida Paulista, o estudo localizou 195 imóveis, no valor somado de quase R$ 120 milhões e na Faria Lima estão 67 propriedades que, juntas, valem R$ 131 milhões. Todos estes valores são baseados naqueles registrados oficialmente, portanto os valores de mercado destas propriedades pode ser ainda muito maior.

A Transparência Internacional recomenda as seguintes medidas prioritárias para aumentar a transparência e dificultar a lavagem de dinheiro:

Não é ilegal que uma empresa registrada em uma jurisdição secreta opere no Brasil. O fato de uma pessoa jurídica brasileira estar listada nessa pesquisa significa apenas que ela é dona de imóveis em São Paulo e é ou foi controlada, majoritária ou parcialmente, por empresas registradas em paraísos fiscais.

A Transparência Internacional defende o fim dos paraísos fiscais e das jurisdições que permitem ocultar os beneficiários finais de empresas, porque são um dos principais meios para lavar dinheiro do crime organizado e de grandes esquemas de corrupção.

Em 70% de 200 casos de grande corrupção analisados pelo Banco Mundial, criminosos usaram empresas secretas para esconder quem é o verdadeiro dono dos ativos adquiridos por meio dessas empresas - e a compra de imóveis é um dos principais objetivos de se lavar dinheiro por meio de uma offshore.

* A taxa de conversão cambial utilizada neste estudo é de 10 de fevereiro de 2017, em que 1 Real valia 0.3209758 dólares americanos.

Berlin, Germany
Natalie Baharav
E: [email protected] landcommerce.info
T: +49 30 34 38 20 666

São Paulo, Brazil
Flávia Tavares
T: +55 11 3817 7914

Cláudia Santos
T: +55 11 3817 7925

La Justicia española debe investigar el lavado de imagen de Azerbaiyán en Europa

Tres políticos españoles —Pedro Agramunt, Agustín Conde Bajén y Jordi Xuclá— se encuentran entre los delegados ante la Asamblea Parlamentaria del Consejo de Europa (APCE) sobre los que pesan sospechas de haberse beneficiado con la maniobra del “Laundromat”.

International Anti-Corruption Day 2018: The power of people’s pressure

Across the world, Transparency International chapters work hard to help the public become involved and engaged in the fight against corruption.

Clean up Spain – Justice for Azerbaijan’s reputation laundering in Europe

In Azerbaijan, critical voices are routinely suppressed. Meanwhile in Europe, politicians suspected of helping whitewash Azerbaijan’s record on human rights enjoy impunity. Join our campaign to urge authorities in Spain to investigate.

TI is calling on young people across the globe to join the anti-corruption movement. People between the age of 18 and 35 are invited to submit a short video clip presenting their idea on new ways to fight corruption. Three finalists will be invited to Berlin during the International Anti-Corruption Day festivities to be awarded with the Future Against Corruption Award.